Durante minhas caminhadas pela cidade nesta época do ano, sou recebida por um espetáculo encantador: as camélias em flor. É como se a cidade se enfeitasse com vestidos de cores diversas - brancas, rosas e vermelhas - emanando um perfume sutil que inebria os sentidos.
Uma curiosidade interessante sobre essas flores é a origem do seu nome. Em latim, "camélia" significa “ajudante do padre” e foi batizada em homenagem ao botânico jesuíta Georg Joseph Kamel, que dedicou-se à botânica farmacêutica no final do século XVII.
Mas para mim, as camélias carregam uma memória afetiva profunda, especialmente associada à figura materna. Minha mãe tinha uma ligação especial com essa flor e plantou uma pequena árvore ao lado de nossa casa, próximo à janela do seu quarto. A copa arredondada ganhava vida na época da floração, enchendo-se de flores delicadas. As camélias que ela cultivava eram de um rosa suave, e lembro-me vividamente da alegria estampada no rosto dela toda vez que admirava suas flores.
Essas camélias não são apenas belas flores; elas são uma representação tangível do afeto, da devoção e da natureza que nos cerca. São reminiscências de momentos de ternura e amor, que permanecem vivos em meu coração, mesmo depois de tantos anos.
E você, tem alguma conexão especial com uma flor em particular? Compartilhe suas histórias nos comentários.
Acesse gratuitamente o molde clicando abaixo👇
Quer aprender a fazer patchwork conosco, clique abaixo 👇
Comments